MAPA DO SITE VACCINI VACCINI CLÍNICA DE VACINAÇÃO
 

Notícias frescas e alertas para quem vai viajar

 

16/05/09 - Surto de hepatite A em Goiás: Águas Lindas, cidade a 47km de Brasília, confirmou surto de hepatite A, que este ano já matou duas crianças, que tinham 5 e 11 anos de idade. Pelo menos 60 pessoas apresentaram os sintomas, mas o foco da doença ainda não foi identificado. A primeira criança perdeu a vida em 5 de fevereiro e a segunda, em 25 de abril. O prefeito da cidade, Geraldo Messias, responsabilizou a falta de saneamento básico, pois em 14 anos de emancipação, Águas Lindas nunca recebeu investimento em coleta de esgoto. O secretário municipal de Obras, Marcos Domingos, informou que está em fase de licitação o projeto de saneamento integral destinado a atender 50% da população. A prefeitura solicitou à Secretaria de Saúde de Goiás, em caráter de urgência, doses da vacina contra o vírus HVA, responsável pela infecção. Para se prevenir, além da vacina, é pre ciso lavar bem os alimentos, evitar compartilhar seringas, alicates e lâminas de barbear, e beber água apenas clorada e fervida.


27/04/09 - Angola corre risco de surto de poliomielite:
mais 14 países do continente africano estariam ameaçados, segundo alerta da Cruz Vermelha, Crescente Vermelho e agências da ONU, que lançaram um apelo de emergência para levantamento de USD $2,1 milhões em resposta a um surto de poliomielite que ameaça vários países em África, incluindo Angola. Este dinheiro será direcionado para a mobilização e vacinação em massa, treinamento de voluntários por todo o continente de modo a assegurar que seja imunizado o maior número de crianças.
De acordo com o responsável do Escritório de Emergências de Saúde da Federação Internacional da Cruz Vermelha, Tammam Aloudat, a organização tem indicações claras de que a doença está se espalhando, inclusive por países onde foi erradicada há mais de uma década, com o Uganda. Aloudat disse que "é preciso agir de imediato reforçando as campanhas de vacinação de emergência antes que fiquem seriamente comprometidos os esforços dos últimos 20 anos para eliminar a poliomielite".
A campanha de vacinação em África conta com a participação da Organização Mundial da Saúde, OMS, e com o Fundo da ONU para a Infância, Unicef.



27/04/09 - Gripe suína mortal atinge o México e pode se espalhar:
uma variedade letal de gripe suína nunca antes vista vem atingindo o México, onde já provocou mortes e suscita o temor de que esteja se espalhando pela América do Norte. A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que está preocupada com o que chamou de 800 casos "semelhantes a gripe" no México e também com um surto confirmado de uma nova variedade de gripe suína nos Estados Unidos. A entidade anunciou na sexta-feira (24/04) que convocará um encontro de emergência para discutir o assunto. O organismo da ONU sediado em Genebra disse que está em contato diário com as autoridades norte-americanas, canadenses e mexicanas e que ativou seu Centro de Operações de Saúde Estratégicas (SHOC), seu centro de comando e controle usado em eventos agudos de saúde pública.


16/04/09 - Recomendações do Ministério da Saúde para vacinação contra febre amarela no Brasil:
os seguintes Estados têm recomendação para vacinação: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, região noroeste de São Paulo e parte dos Estados da Bahia, Paraná, Piauí, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


16/04/09 - Surto de hepatite A no norte do Paraná:
a 19a Regional de Saúde do Paraná já confirmou 22 casos de hepatite A em crianças de uma mesma creche da cidade de Jacarezinho, em um bairro com problemas de saneamento básico. Condições sanitárias precárias estão entre os principais fatores de facilitação para a transmissão da doença, cujo contágio se faz pela ingestão de água e alimentos contaminados pelo vírus e de pessoa para pessoa. Nenhum caso foi considerado grave e as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde estão tomando as medidas sanitárias preventivas, uma vez que a vacina não é fornecida pelo Ministério da Saúde.


03/03/2009 – Dengue
A Bahia registrou, até o dia 21/02/2009, 11.570 notificações da dengue clássica - 248% a mais do que no mesmo período do ano passado. Metade das notificações está concentrada na região sul do Estado, em municípios como Itabuna, Jequié e Porto Seguro. Em Salvador, houve 209 notificações. Somam-se ainda mais 291 notificações de casos suspeitos das formas mais grave da dengue (85 deles confirmados) e a doença já causou nove mortes no Estado. Em Minas Gerais, uma paciente de 46 anos pode ser a segunda vítima fatal da dengue hemorrágica na região do Vale do Aço. Em todo o Estado, nos dois primeiros meses de 2009, foram notificados 7.589 casos de dengue. Desse total, 1.924 foram notificados em Belo Horizonte, que se prepara para uma epidemia de dengue. Minas Gerais já registrou 14 casos suspeitos de dengue hemorrágica, com outra morte suspeita em Coronel Fabriciano. Não há vacina contra a dengue. A melhor prevenção é evitar a multiplicação do mosquito e evitar suas picadas, com uso de repelentes e roupas adequadas.


18/02/2009 - Surto de raiva em Angola
- 69 crianças morreram de raiva desde novembro de 2008 em Luanda, capital de Angola. O Ministério da Saúde de Angola já recolheu centenas de animais e iniciou campanha de vacinação dos animais (cães, gatos e macacos) em Luanda, mas o surto ainda não foi controlado.


15/02/2009 - Cólera no Zimbábue continua fora de controle, diz ONU
- as agências da ONU e as entidades humanitárias afirmam que a epidemia continua crescendo, sendo a pior dos últimos anos, com mais de 3.000 mortos e 60.000 casos contabilizados desde agosto de 2008, quando a explidiu a epidemia. A doença, que causa diarréia severa e desidratação, disseminou-se por todas as 10 províncias do Zimbábue. A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 89% dos 62 distritos do país foram afetados. A cólera também se espalhou para países vizinhos (África do Sul, Botsuana, Moçambique e Zâmbia).


02/02/2009 – Febre Amarela na Venezuela
- o Ministério da Saúde da Venezuela emitiu alerta epidemiológico em 20 de janeiro de 2009, recomendando a vacinação da febre amarela para todo viajante que se dirija ao País. A recomendação baseia-se na observação de grande número de macacos infectados pelo vírus nos Estados de Aragua e Guárico."


02/02/2009 - Vacinação contra febre amarela para quem vai para Trinidad & Tobago - o Ministério da Saúde de Trinidad & Tobago também recomenda a vacina contra febre amarela para os viajantes. Apesar de não haver casos da doenças em humanos desde 1979, tem sido observadas mortes de macacos pelo vírus, com comprovação laboratorial, em áreas florestais do centro e sul da ilha de Trinidad, que situa-se ao largo da costa da Venezuela.


27/01/2009 - Fortaleza vive um surto de catapora
- Para evitar o contágio, as autoridades locais recomendam a vacinação. A vacina é eficaz e só está disponível em clínicas particulares. Se você for passear no Ceará, verifique se já teve a doença ou esteja vacinado contra ela. Não estrague sua viagem.

27/01/2009 - Sarampo na Inglaterra - O turista brasileiro que pretende viajar para a Inglaterra e País de Gales deve estar vacinado contra sarampo, conforme orientação do Ministério da Saúde. Entre janeiro e novembro de 2008, o número de casos registrados por lá foi o maior em 13 anos, informou o MS. Grande parte da Europa tem apresentado baixos índices de vacinação contra sarampo. Já no Brasil, graças às campanhas e à vacinação de rotina das crianças, o último registro de circulação do vírus causador da doença foi em 2001 e todos os casos registrados aqui, desde então, foram de viajantes contaminados no Japão, Europa e Ásia. Isso significa que o sarampo está controlado no Brasil, mas não significa que toda a população esteja imunizada contra o vírus. Portanto, é preciso agir preventivamente. Ao se vacinar, o brasileiro que visitar aqueles países não corre o risco de contrair a doença e “importá-la” para cá. É uma questão de cuidado pessoal e de cidadania.

 

 
SAIBA MAIS SOBRE A CBMEVI
LOCALIZAÇÃO E CONTATO
A CONSULTA AO VIAJANTE
O QUE É A MEDICINA DO VIAJANTE?
O QUE A CBMEVI OFERECE?
PERGUNTAS FREQUENTES EM MEDICINA DO VIAJANTE
 

índice de navegação

a vaccini
história da vaccini
unidades das clínicas vaccini

o mundo das vacinas
como as vacinas funcionam?
proteção contra doenças infecciosas
a história das vacinas
como agem as bactérias
como nosso organismo se defende
como as vacinas podem ajudar
vacinas de vírus atenuados
vacinas inativas

cuidados na hora de vacinar
conservação das vacinas
contra indicações
precauções gerais
reações adversas

vacinas disponíveis
dupla contra difteria e tétano
haemophilus influenzae (Hlb)
febre amarela
hepatite A

hepatite B
HPV
influenza (gripe)
meningite meningocócica C
pneumococos
poliomielite
rotavírus
vacina tríplice bacteriana
vacina tríplice viral
tuberculose - BCG ID
varicela (Catapora)

perguntas frequentes
sobre febre amarela
sobre gripe
sobre hepatites virais
sobre doença pneumocócica
sobre varicela (catapora)
sobre meningite
sobre coqueluche
sobre rotavírus
sobre rubéola
sobre dengue

calendário de vacinação
calendário para prematuros
calendário para crianças
calendário para o adolescente

calendário para o adulto
calendário para mulheres

projetos especiais
programa empresarial de vacinação
programa escolar de vacinação
consciência na educação
rede de informação cientíticas
vacinação contra meningite bacteriana

facilidades
planos de vacinação
vacinação em domicílio
vacinação na maternidade
parcerias
pague com cartão de crédito
escolas e empresas

campanhas contra a gripe
convênios

vacina com hora marcada
vacina com urgência
viva prevenido
vacinação de prematuros
hepatite B na maternidade
saúde da criança
saúde do adolescente
prevenção da hepatite B
teste de triagem neonatal
teste do pezinho
teste da orelhinha
viva prevenido
saúde do adulto
porque indicar vacina para adultos
saúde do trabalhador

medicina do viajante - cbmevi
viajando durante a gravidez
agente de viagens

viva prevenido
saúde da mulher
prevenção do câncer do colo
a importância do HPV
conheça a HPV
perguntas frequentes sobre HPV
fale conosco
departamento médico
departamento de enfermangem

seja um franqueado
A Vaccini -Clínica de vacinação - está presente nos estados Rio de Janeiro, Bahia, Pará e São Luís do Maranhão, oferece planos de vacinação para empresas e escolas, convênios, atendimento em domicílio, na maternidade e serviços 24 horas e ainda um centro de medicina do viajante - CBMEVI para dar total apoio a quem vai viajar para dentro ou fora do Brasil e para os agentes de viagens.
       
© Vaccini 2008. Todos os direitos reservados.