Existem duas vacinas de alta eficácia na prevenção da infecção pelo HPV. Elas oferecem taxa de soroconversão (capacidade de gerar produção de anticorpos e proteção) que chega a 99%.
Atualmente, estão registradas no Brasil duas vacinas contra o HPV. A produzida pelo laboratório MSD previne as infecções pelos tipos 6, 11, 16 e 18 de HPV e é capaz de evitar 70% dos casos de câncer de colo de útero e 90% das verrugas genitais. A produzida pelo laboratório GSK previne contra os tipos 16 e 18 e apresentam proteção cruzada também contra o tipo 45, ampliando a proteção contra o câncer de colo de útero.
É importante saber, também, que as vacinas não têm ação de tratamento, mas de prevenção. E elas não previnem todas as infecções pelo HPV e nem outras doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, o programa de vacinação contra o HPV não elimina a necessidade da realização anual do exame preventivo, o Papanicolau, nem dispensa o uso de preservativo durante a relação sexual.
Esquema de doses: as duas vacinas tem esquemas de 3 doses.
Esquema vacina da MSD: a segunda 2 meses após a primeira dose e a terceira 4 meses após a segunda.
Esquema vacina da GSK: a segunda 1 mês após a primeira dose e a terceira 5 meses após a segunda.
Ambas podem ser administradas concomitantemente com outras vacinas do calendário da mulher, desde que em regiões anatômicas diferentes,.
Reações adversas esperadas: as vacinas contra o HPV são seguras e podem causar reações locais, como dor, edema e vermelhidão.
Contraindicações:
Gestação;
Alergia a componentes da vacina.
As vacinas NÃO estão contraindicadas para:
Mulheres que estejam amamentando;
Mulheres imunodeprimidas.
Mulheres previamente infectadas
Antes de se vacinar, consulte seu médico.
Consultora:
Dra. Isabella Ballalai (CRM: 5248039-5)
Diretora Médica da Vaccini – Clínica de Vacinação

Clínica de Vacinação da Mulher




