Doenças de base em maiores de 60 anos: entenda por que a vacinação é tão importante
CENÁRIO DE RISCO
- Com o passar dos anos o nosso sistema imunológico envelhece (imunossenescência). A menor eficiência no combate à ação de vírus e bactérias aumenta consideravelmente o risco de infecções a partir dos 60 anos.
- Ter uma doença de base ou crônica (diabetes, cardiopatia, pneumopatia, por exemplo) aumenta ainda mais esse risco e as chances de a doença evoluir com complicações que podem levar à internação e à morte.
- Quanto maior o comprometimento da saúde (mais de uma doença de base), maior será o risco.
Pessoas com doença de base e/ou crônica, diante de uma infecção, costumam evoluir de forma mais grave, estão mais sujeitos à hospitalização prolongada e apresentam maior risco de morte.
Toda pessoa com mais de 60 anos deve estar em dia com suas vacinas.
Esse cuidado é ainda mais especial para aquelas que são portadoras de doenças de base e/ou crônicas.
PRINCIPAIS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS (DCNT)
Infecções e envelhecimento
A população de maiores de 60 anos, crescerá cada vez mais rápido nos próximos 25 anos. De acordo com o IBGE, 25% da população brasileira terá mais de 65 anos em 2060 – em 2018 eram 9,2%. O aumento da população sênior é consequência do aumento da expectativa de vida no país.
Os avanços na redução de mortes e complicações relacionadas às infecções contribuíram muito para o aumento de nossa expectativa de vida. Paradoxalmente, o envelhecimento da população coloca as infeções como grande problema de saúde para a terceira idade.
A faixa etária dos 60+ é a que apresenta maior risco de adoecer e sofrer complicações que podem levar à morte em decorrência de doenças infecciosas graves.
Hoje, nos EUA, pneumonia e gripe são a quarta causa mais comum de morte de pessoas com 60 anos ou mais. Em um futuro nem tão longe, a maioria das pessoas com infecções graves estará neste faixa etária.
VIVENDO MAIS E MELHOR
Os dados mostram que a longevidade com qualidade de vida está diretamente associada aos investimentos em prevenção. Por isso os chamados cuidados primários em saúde recebem cada vez mais atenção, sendo a vacinação um dos mais importantes.
Saiba mais!
- Vacinas indicadas para portadores de doenças de base/crônicas.
- Vacinas indicadas para maiores de 60.
Fontes
OPAS. Doenças Não-Transmissíveis
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística