Imunidade e Amamentação: seu bebê protegido!
Imunidade e Amamentação: Você sabia que o leite materno contém muitos componentes que não podem ser encontrados no leite artificial e que atuam de diversas formas no corpo do bebê? Por exemplo, ele possui aminoácidos que transportam hormônios e vitaminas para o lactente.
Conheça algumas substâncias presentes no leite materno:
– Alfa-lactoalbumina: Provoca o “suicídio celular” de mais de 40 tipos de câncer;
– Células Tronco: Atuam como um sistema de reparação interna;
– Linfócitos T: Eliminam células infectadas por vírus ou células tumorais;
– Imunoglobulinas: Protegem o bebê de infecções;
– Dentre muitas outras.
Anticorpo de mãe para filho
Primeiramente, além de transferir os anticorpos que já possui, a mãe é capaz de desenvolver anticorpos específicos para proteger seu bebê contra microrganismos que produzem doenças. No momento da amamentação, pelo contato direto com a saliva do bebê, o corpo da mãe consegue identificar vírus e bactérias. Assim, o sistema imunológico produz os anticorpos, que são transferidos ao bebê nas próximas mamadas.
Imunidade e Amamentação: Proteção através da vacinação
As vacinas são uma das maiores ferramentas da medicina, pois também ensinam ao nosso organismo como produzir anticorpos sem a necessidade de ter contato com as doenças. É o que chamamos de imunização ativa.
Como nos primeiros meses de vida os bebês ainda não têm o sistema imunológico desenvolvido e vão levar tempo até terem seus esquemas vacinais completos, a maior proteção de diversas infecções para os bebês é o leite materno. Desta forma, com a mamãe protegida e vacinada, o leite materno confere imunidade passiva à criança amamentada enquanto seu sistema imunológico está amadurecendo.
Por isso, se proteja e amamente seu bebê!
Estudos vinculam a ausência de amamentação com maiores taxas de infecções de ouvido, câncer, diabetes, meningite, entre outras doenças.
Desse modo, um bebê que mama com a mãe vacinada tem proteção em dobro: mamãe imunizada e bebê protegido através do seu leite!
Não tem certeza se sua vacinação está em dia? Entre em contato com a #Vaccini, que vamos te ajudar!
E se precisar se vacinar você pode ir até uma de nossas unidades ou realizar o agendamento para o conforto do seu lar!