Home  >  Blog

Blog Saúde Em Dia

As principais notícias sobre saúde e prevenção

Uso de luvas e máscaras para vacinar: verdade ou mito?

Foto de Dra. Isabella Ballalai

Dra. Isabella Ballalai

Diretora Médica da Rede Vaccini, Pediatra e referência nacional em vacinação há 30 anos. Faz parte da diretoria da SBIm, é membro de diversos comitês de imunização de sociedades médicas e órgãos nacionais e internacionais, palestrante internacional sobre imunização e autora de publicações e livros sobre o tema.

A necessidade de luvas para a vacinação ainda é um questionamento muito frequente por parte da população e mesmo por profissionais que trabalham em serviços de vacinação. Extensa literatura já foi publicada sobre o tema e autoridades sanitárias mundiais já se manifestaram em suas recomendações.

Afinal, é recomendado o uso de luvas para vacinação?

Não. Nas diretrizes internacionais e do Ministério da Saúde não exigem o uso de luvas ao administrar vacinas, a menos que a pessoa que administra a vacina entre em contato com fluidos corporais potencialmente infecciosos ou tenha uma lesão aberta na mão. Luvas, na verdade, são equipamentos de proteção para quem executa o procedimento. Se pensarmos bem, luvas que ficam em uma caixa aberta em um serviço de saúde são muito menos higiênicas do que um par de mãos limpas adequada e imediatamente antes de administrar uma vacina. De fato, as luvas podem conter mais germes do que as mãos limpas e não fornecem nenhum benefício adicional para o paciente.

E máscaras?

As diretrizes internacionais e do Ministério da Saúde também não preconizam uso de máscaras, proteção de olhos e roupas protetoras para administração de vacinas, ao menos que se espere exposição a salpicos de sangue.

Mas o uso de luvas em vacinação é proibido?

Não é proibido, mas se houver opção pelo seu uso, deveria ser trocada a cada paciente e mesmo a cada vacina aplicada (já que há manipulação das caixas de vacina) e o vacinador ainda deve lavar as mãos entre as injeções e também entre os pacientes, para remover quaisquer germes que possam ter sido transferidos das luvas para as mãos. Além disso, existem pacientes alérgicos a látex, de modo que as luvas devem ser fabricadas com outro material.

Então, se as luvas não são necessárias, o que é necessário para garantir que não haja contaminação?

Os vacinadores devem seguir as regras de boas práticas em imunização e o serviço de vacinação deve garantir as condições corretas de higiene no armazenamento. As mãos devem ser lavadas com água e sabão ou limpas com uma solução antisséptica à base de água ou álcool antes de preparar as vacinas para administração e entre cada contato com os pacientes. O local onde a vacina será aplicada deve estar limpo.

Quando as luvas são necessárias?

São necessárias no caso de punções venosas para colheita de sangue ou para a administração de soros ou medicamentos endovenosos, pois nesses casos, há risco de exposição a grande quantidade de sangue no local da punção. Nenhuma vacina é aplicada por via endovenosa.

Para injeções intramusculares, subcutâneas e intradérmicas de vacinas, luvas não são recomendadas, a menos que haja risco do profissional de saúde entrar em contato com secreções potencialmente infectadas ou tenha lesão aberta nas mãos, também se a pele do paciente não estiver intacta (eczema, queimaduras ou infecções de pele).


Ficou alguma dúvida?
Escreve para gente – medico@vaccini.com.br

Direção Médica da Rede Vaccini: Dr. Isabella Ballalai CRM 52.48039-5


Compartilhe:

Veja mais no nosso blog

Pneumo20

Nova Vacina Pneumo20

A Vacina Pneumocócica 20 Conjugada (VPC20), ou Pneumo20, é a mais nova vacina pneumocócica, com proteção contra 20 sorotipos de Streptococcus pneumoniae (pneumococo). Muito esperada

Doença Pneumocócica

Tudo sobre Doença Pneumocócica

Doença Pneumocócica é nome dado a doenças oriundas de infecções causadas pela bactéria Streptococcus Pneumoniae, também conhecida como pneumococo.  A bactéria pode causar infecções, principalmente

VSR

Tudo sobre VSR

Você já sabe que o VSR – Vírus Sincicial Respiratório – é um dos principais causadores de infecções respiratórias principalmente em bebês e crianças pequenas.

Nova Vacina VSR

Nova Vacina VSR – Abrysvo®

A nova Vacina VSR (Abrysvo®) é destinada à prevenção do Vírus Sincicial Respiratório, que é grande causador de Bronquiolite e outras infecções respiratórias em bebês

HPV

Tudo sobre HPV

O papilomavírus humano – HPV – é um vírus muito comum. Alguns tipos do vírus podem causar verrugas genitais e, além disso, em casos mais

Pesquisar
×