Dengue
Protege Contra
A doença Dengue causada pelos quatro sorotipos do vírus: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.
Para quem
Pessoas de 9 a 45 anos de idade, mediante apresentação de exame sorológico positivo para dengue.
Contraindicações
Pessoas soronegativas (que nunca foram infectadas pelos vírus da dengue); Maiores de 45 anos ou menores de 9 anos de idade. Por se tratar de vacina atenuada (viva), é contraindicada em imunodeprimidos, gestantes e mulheres que estão amamentando.
OBS: Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.
Esquema de doses
Três doses, com intervalo de seis meses entre elas.
Eventos Adversos
Os estudos demonstraram um padrão de segurança muito bom. Não foram identificados eventos adversos graves na faixa etária para a qual a vacina está licenciada. A maioria das reações foram leves, de curta duração e reversíveis, independentemente da população estudada e da idade, semelhantes aos eventos possíveis após a aplicação rotineira de outras vacinas.
Lembre-se
Vacinação é um serviço de prescrição médica. Converse com o seu médico antes de se vacinar.
PERGUNTAS FREQUENTES
Todos os tipos de vírus da dengue podem causar doença?
Sim. Qualquer um dos tipos causa a doença, mas, em geral, um deles predomina a cada ano. Segundo o Ministério da Saúde, tanto em 2015 como em 2016 cerca de 90% dos casos foram causados pelo tipo 1. Entretanto, é muito difícil prever qual tipo predominará.
Quem não pode tomar?
Por se tratar de vacina atenuada (viva), é contraindicada em imunodeprimidos, gestantes e mulheres que estão amamentando. Também não deve ser aplicada em pessoas com mais de 45 anos ou crianças com menos de 9 anos de idade.
Em agosto de 2018, a Anvisa anunciou publicamente que esta vacina deveria ser aplicada apenas em pessoas com história de infecção por dengue. Em seu comunicado, a agência governamental reconhece o benefício da vacina em indivíduos que já tiveram dengue e que estão sob risco de se infectarem novamente, que pode ser potencialmente mais grave.
Os testes sorológicos atualmente disponíveis podem ser usados para identificar as infecções prévias por dengue, quando houver dúvida sobre o histórico de doença.
A Vaccini respeita as recomendações da Anvisa. Sendo assim, a apresentação de sorologia positiva para dengue é para que a vacina possa ser aplicada em nossas unidades.
Essa vacina realmente protege da doença?
A proteção contra dengue grave e hemorrágica fica em torno de 93%. A vacina também se mostrou eficiente na redução dos índices de internação em mais de 80% dos casos. Já a eficácia para a prevenção da doença é de 65,5%.
Quais os riscos à saúde que a vacina pode trazer?
Os estudos demonstraram um padrão de segurança muito bom. Não foram identificados eventos adversos graves na faixa etária e na população-alvo para a qual a vacina está licenciada (pessoas com confirmação de infecção prévia pela dengue). A maioria das reações foram leves, de curta duração e reversíveis, independentemente da população estudada e da idade, semelhantes aos eventos possíveis após a aplicação rotineira de outras vacinas.