Hepatite A + B
Protege Contra
Hepatite causada pelos vírus da hepatite A e hepatite B.
Para quem
Crianças a partir de 1 ano, adultos e idosos não vacinados anteriormente contra as duas hepatites.
Contraindicações
Alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da vacina.
OBS: Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.
Esquema de doses
Crianças de 1 ano até 15 anos de idade (inclusive): duas doses com, seis meses de intervalo.
A partir de 16 anos, adultos e idosos: três doses, sendo a segunda um mês após a primeira, e a terceira seis meses após a primeira.
Eventos Adversos
Raros (menos de 5%). As reações locais são as mais comuns, até 24 após a aplicação.
Vacinas Relacionadas
Lembre-se!
Vacinação é um serviço de prescrição médica. Converse com o seu médico antes de se vacinar.
PERGUNTAS FREQUENTES
Como são transmitidas as hepatites A e B?
A forma mais comum de transmissão do vírus da Hepatite A é pela via orofecal, através do contato com pessoas infectadas e também pela ingestão de água e alimentos contaminados. A disseminação do vírus é favorecida pela falta de higiene pessoal e pela superpopulação. Como é muito frequente não existirem sintomas, principalmente em crianças, ou estes serem muito brandos e inespecíficos, a transmissão pode ocorrer facilmente, sem que se saiba. É possível haver contaminação através de atividades sexuais.
Já no caso da hepatite B, o contágio se dá, principalmente, através de contato com sangue e fluidos corpóreos contaminados. A prática de sexo sem proteção com pessoas portadoras do vírus da hepatite B é a forma mais frequente de transmissão em nosso meio. Na fase inicial, não existem sintomas evidentes. Sendo assim, o vírus da hepatite B passa facilmente de uma pessoa para outra através do contato com sangue e outros líquidos corporais, como a saliva, por exemplo. Como a transmissão sexual é a mais frequente, a maior incidência de infecção ocorre na faixa etária de 18 a 39 anos, período de maior atividade sexual.
O Brasil é considerado região de risco para hepatites A e B?
Sim. A hepatite A está entre as principais causas de hepatite fulminante em nosso país. Assim como a hepatite B, ocorre em todo o território brasileiro.
Qual seria a melhor forma de se evitar as hepatites A e B?
Além das precauções pessoais em relação a hábitos de higiene e cuidados com sangue e secreções, a forma mais eficaz, segura e duradoura é através da vacinação. Atualmente existem as vacinas contra a hepatite A e a hepatite B e uma vacina combinada que protege, ao mesmo tempo, contra estes dois tipos de doença.
Gestantes podem ser vacinadas?
Caso a gestante esteja sob risco elevado de contrair as hepatites A e B a vacina combinada deve ser considerada.