Meningocócica conjugada ACWY
Protege Contra
Doenças meningocócicas invasivas (meningite, meningococcemia) causadas pelo meningococos dos tipos A, C, W e Y.
Para quem
Rotina para crianças a partir de 2 meses e adolescentes. Para adultos e idosos a recomendação depende da situação epidemiológica.
Contraindicações
Alergia grave (anafilaxia) a um dos componentes da vacina.
OBS: Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.
Esquema de doses
Crianças entre 3 e 11 meses de idade: o esquema dependerá da marca da vacina e da idade em que se inicia a vacinação, sendo recomendada uma dose de reforço entre 12 e 15 meses de idade, uma aos 5 anos e outra aos 11 anos de idade, qualquer que tenha sido a vacina utilizada no primeiro ano de vida.
Adolescentes não vacinados anteriormente: duas doses com intervalo de 5 anos.
Adultos: a depender de risco epidemiológico, dose única.
Eventos Adversos
Geralmente locais: dor, calor, inchaço, vermelhidão nas 24/72 horas seguintes à aplicação. Podem ocorrer febre e dor de cabeça.
Vacinas Relacionadas
Lembre-se
Vacinação é um serviço de prescrição médica. Converse com o seu médico antes de se vacinar.
PERGUNTAS FREQUENTES
Qual a gravidade das meningites bacterianas?
As meningites bacterianas se constituem numa doença infectocontagiosa com maior incidência em crianças, principalmente nos recém-nascidos e menores de 2 anos. A doença pode acarretar em perdas motoras, neurossensoriais e suas consequências (surdez, retardamento mental, paralisia motora, etc.), além de ter uma alta mortalidade. É um sério problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento, com um alto ônus social. Por estes motivos é muito importante a prevenção através da vacinação.
Quais as principais bactérias causadoras destas meningites?
No Brasil são três os principais agentes causadores de meningite bacteriana: meningoco, pneumococo e haemophilus influenzae do tipo b
Felizmente quase não são mais registrados casos de infecção pelo Haemophilus influenzae do tipo b em crianças, visto a vacinação em massa disponível para todos os menores de 5 anos nos postos de saúde.
A meningite meningocócica é a mais comum em nosso meio. Atinge principalmente as crianças menores de 2 anos de idade (faixa em que ocorre a maioria dos óbitos), mas pode atingir também adolescentes e adultos. Dentre as bactérias meningocócicas, existem diversos tipos (sorogrupos) e cinco deles são responsáveis pela maior parte das meningites meningocócicas no mundo – os sorogrupos A, B, C, W e Y.
A segunda causa mais comum de meningite bacteriana é a infecção pneumocócica que, como a meningocócica, atinge principalmente os menores de 2 anos.
Como se contrai meningite meningocócica?
A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através das gotículas de saliva eliminadas por indivíduos portadores das bactérias em orofaringe. Nessas pessoas, as bactérias colonizam a orofaringe muitas vezes sem causar doença.
Como é doença de incubação muito rápida e muito grave, não adianta vacinar depois de um contato íntimo com um paciente. A melhor maneira de evitar o contágio é estar previamente vacinado.
Como evitar meningites meningocócicas?
A melhor maneira de evitar é prevenindo antes que um contato com a doença ocorra e hoje existem algumas vacinas disponíveis, mas com diferenças importantes entre elas.
Contra a doença meningocócica, existem dois tipos de vacina: as vacinas conjugadas (C e ACWY) e a vacina meningocócica B.
As vacinas conjugadas contra a meningite meningocócica têm elevada eficácia (inclusive em menores de um ano) e conferem proteção prolongada. A vacina meningocócica conjugada C foi incluída no calendário público de vacinação do Brasil em 2010, para crianças de 2 meses até antes de completar 5 anos de idade e a vacina ACWY para adolescentes de 12 anos.
A vacina meningocócica conjugada ACWY (para crianças e adultos) e a vacina meningocócica B (para todas as faixas etárias) só estão disponíveis na rede privada de clínicas de vacinação. A importância destas vacinas reside no fato de que muitos países, inclusive o nosso, vêm observando aumento na proporção de casos de doença meningocócica pelos sorotipos B e W. Além disso, em muitos países o risco de infecção pelos tipos B, A, W e Y é maior que no Brasil, de modo que esta vacina se torna a melhor opção para viajantes.
Porque é melhor vacinar antes de 1 ano de idade?
Porque este é o período em que as meningites são mais frequentes, mais graves e apresentam maiores riscos de sequelas ou mesmo morte.
Vacinando contra meningite estou livre dessa doença?
Não. Meningite pode ser causada por muitos outros agentes. Muitos vírus acometem o sistema nervoso e causam meningite, não existindo vacina contra eles. O mesmo ocorre com fungos, que apresentam predileção por pacientes imunodeprimidos. Outras bactérias também podem ser causa de meningite.
Além disso, toda vacina apresenta uma eficácia variável que depende da resposta individual de cada pessoa. Desse modo, é possível que ocorra doença mesmo em vacinados, obviamente num percentual muito pequeno.