Penta acelular (DTPa + Hib + VIP)
Protege Contra
Difteria, Tétano, Coqueluche, Hemófilo b e Poliomielite (vacina inativada).
Para quem
Crianças a partir dos 2 meses. A vacina acelular é menos reatogênica do que a vacina de células inteiras, hoje disponível dos postos de saúde.
Contraindicações
- Crianças com idade superior à definida na bula da vacina;
- Hipersensibilidade aos componentes da vacina (anafilaxia), encefalopatia dentro de 7 dias após vacinação imunização prévia da vacina com o componente pertussis (coqueluche);
- Alergia grave (anafilaxia) a componentes da vacina.
OBS: Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.
Esquema de doses
Crianças: Aos 4 anos de idade. Pode substituir a vacina Hexa aos 2 e 6 meses, em caso de falta desta vacina e, nesse caso, a vacina hepatite B deve ser aplicada separadamente.
Adolescentes e adultos não vacinados contra difteria e tétano, ou com histórico vacinal desconhecido: 3 doses de vacina com componente tetânico com intervalo de 2 meses entre elas, sendo pelo menos uma das doses com a vacina dTpa (as demais podem ser feitas com a vacina dT disponível em postos de saúde.
Adolescentes e adultos com esquema incompleto (menos de três doses de vacina com componente tetânico): completar três doses, com uma ou duas doses de vacina com componente tetânico com intervalo de dois meses entre elas, sendo pelo menos uma das doses com a vacina dTpa.
Crianças a partir de 4 anos e adultos com esquema completo: reforços de 10 em 10 anos.
Eventos Adversos
Febre e reações locais (dor, vermelhidão e edema) são as mais comuns.
Raramente pode ocorrer: irritação, choro intenso, síndrome hipotônica-hiporresponsiva.
Vacinas Relacionadas
Tríplice bacteriana acelular do adulto com pólio (dTpa-VIP)
Lembre-se!
Vacinação é um serviço de prescrição médica. Converse com o seu médico antes de se vacinar.
PERGUNTAS FREQUENTES
Que vacinas protegem da coqueluche?
A vacina contra a coqueluche está sempre combinada às vacinas do tétano e da difteria, no que chamamos de tríplice bacteriana, que, por sua vez, pode estar combinada a outras vacinas nas chamadas vacinas combinadas, como a tetra, a penta e a hexa. Veja abaixo as possíveis apresentações dessa vacina:
- Tríplice Bacterianas de células inteiras (DTPw) pediátrica, na rede pública
- Tríplice Bacterianas acelular (DTPa) pediátrica, na rede privada.
- Tríplice Bacterianas acelular (dTpa) adulto, na rede privada para crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos e na rede pública para gestantes e pessoal que trabalha em UTI neonatal.
Combinações:
- Penta de células inteiras – DTPw + Hib + Hepatite B, na rede pública.
- Penta acelular – DTPa + Hib + Pólio Injetável, na rede privada.
- Hexa acelular – DTPa + Hib + Pólio Injetável + Hepatite B, na rede privada.
- dTpa-VIP, na rede privada, para crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos.
Qual a diferença entre as vacinas contra coqueluche do posto e da rede privada?
As vacinas da rede pública são produzidas a partir da célula inteira da bactéria causadora da coqueluche. Já as da rede privada contêm apenas fragmentos dessa célula e por isso causam menos reações adversas e são chamadas de acelulares.
Qual a vantagem de usar as vacinas acelulares?
As vacinas acelulares são menos dolorosas e mais seguras, pois causam menos reações adversas. Além disso, possibilitam a vacinação contra a coqueluche daqueles que apresentaram reação adversa grave à vacina de células inteiras.
Se já tiver tido a doença é preciso vacinar?
Sim, pois a doença, da mesma forma que a vacina, não confere proteção por longo prazo, isto é, o nível de anticorpos vai caindo com o tempo, deixando a pessoa suscetível à coqueluche e capaz de transmiti-la para outras pessoas.
A gestante pode de vacinar?
A gestação não é contraindicação para o uso de dTpa, muito pelo contrário. A vacinação durante todas as gestações é inclusive recomendada. Independente do tempo transcorrido desde a última dose, a vacina DEVE ser aplicada na gestação, a partir da vigésima semana, preferencial entre 27 e 32 semanas de gestação. Naquelas gestantes que não receberam a vacina contra coqueluche nos últimos anos é indicada a vacinação logo após o parto.