Rotavírus
Protege Contra
Infecções gastrointestinais causadas pelo rotavírus.
Para quem
Bebês a partir de 6 semanas de vida.
Contraindicações
Imunodeficiência congênita ou adquirida; uso de imunossupressores (quimioterapia, radioterapia); recém nascidos de gestantes que usaram determinadas drogas imunossupressoras durante a gestação; reação alérgica grave a um dos componentes da vacina; doença gastrintestinal crônica; malformação congênita do trato digestivo; história prévia de invaginação (intussuscepção) intestinal. A vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.
OBS: Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.
Esquema de doses
Três doses com intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses: a primeira aos 2 meses (no máximo até 3 meses e 15 dias de idade), a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses (no máximo até 7 meses e 29 dias de idade). Caso a primeira dose não tenha sido aplicada até 3 meses e 15 dias de idade, a vacinação não poderá mais ocorrer.
Eventos Adversos
Sintomas gastrointestinais podem ocorrer em cerca de 10% dos vacinados.
Lembre-se!
Vacinação é um serviço de prescrição médica. Converse com o seu médico antes de se vacinar.
PERGUNTAS FREQUENTES
Como a diarreia por rotavírus pode ser prevenida?
As medidas tradicionais de higiene e de saneamento básico não são suficientes para sua prevenção, por ser uma doença de fácil contágio entre as pessoas e de curta incubação. A melhor maneira para o controle do Rotavírus é a utilização da vacina.
Qual a diferença entre as vacinas Rotavírus disponíveis?
A diferença reside na formulação: a vacina monovalente contém apenas um tipo de rotavírus e a vacina pentavalente é feita com cinco tipos diferentes de rotavírus. Ambas são atenuadas (vivas) e administradas por via oral.
Por que não deve ser aplicada fora das faixas etárias definidas?
A vacina não deve, de forma alguma, ser aplicada fora das faixas etárias, pois os estudos realizados com essa vacina foram conduzidos somente nesse grupo e, portanto, não se conhece a segurança e eficácia se o esquema não for respeitado.
A vacina pode ser aplicada com outras vacinas?
A vacina oral contra rotavírus pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas, sem prejuízo das respostas das vacinas aplicadas.
É preciso algum intervalo entre a vacina do rotavírus e outras vacinas, quando não aplicadas no mesmo dia?
Não há nenhuma restrição de intervalo, podendo ser aplicadas a qualquer tempo, junto ou após o uso da vacina contra rotavírus.
Criança com refluxo pode ser vacinada?
Sim, não há contraindicação para aplicação da vacina contra Rotavírus em crianças com refluxo gastroesofágico.
Se a criança apresentar vômitos ou regurgitar após a aplicação da vacina, ela pode ou deve ser revacinada?
Não, a dose não precisa ser repetida. A quantidade de antígenos da vacina é tão grande e a adesão deles à mucosa oral é tão rápida, que basta uma quantidade ínfima para garantir uma boa resposta à vacina.
É preciso interromper a amamentação antes ou depois da vacina?
Da mesma forma, não há nenhuma recomendação em relação à amamentação: o bebê pode mamar a qualquer momento, antes ou depois da vacinação.