Varicela (catapora)
Protege Contra
Proteção contra a varicela (catapora).
Para quem
Crianças a partir de 12 meses de idade, adolescentes e adultos. Em situação de risco, uma dose pode ser aplicada entre 9 e 11 meses de idade, mas esta dose deverá ser desconsiderada.
Contraindicações
Imunodeprimidos (por doença ou medicamentos), gestantes, crianças menores de 9 meses, alergia grave a componentes da vacina ou a dose prévia da vacina (anafilaxia).
OBS: Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.
Esquema de doses
Rotina de vacinação infantil: uma dose aos 12 meses e outra entre 15 e 24 meses. No sistema público, a segunda dose é aplicada aos 4 anos de idade.
Todo indivíduo suscetível deve receber duas doses. O intervalo mínimo entre doses é de três meses para menores de 13 anos de idade e de um mês a partir de 13 anos.
Eventos Adversos
Podem ocorrer umas poucas lesões de pele características de varicela, em torno de 5 a 10 dias após a vacinação. Este quadro é brando e rápido.
Vacinas Relacionadas
Hexa acelular (DTPa + Hib + VIP + HepB)
Lembre-se!
Vacinação é um serviço de prescrição médica. Converse com o seu médico antes de se vacinar.
PERGUNTAS FREQUENTES
Como se transmite a varicela?
A varicela é transmitida através da inalação de gotículas que contêm o vírus varicela zoster presentes no ar e pelo contato com os vírus existentes nas lesões de pele. Mesmo antes de surgirem estas lesões, a pessoa já está transmitindo o vírus, o que facilita a ocorrência de surtos, principalmente em ambientes de aglomeração, como escolas e creches. Uma pessoa com varicela torna-se mais infectante logo após o início dos sintomas, mas permanece infectante até as últimas bolhas formarem crostas. O isolamento de uma pessoa infectada ajuda a evitar a transmissão da infecção para aquelas que ainda não tiveram varicela.
A catapora pode matar?
Felizmente, na maioria dos casos, a varicela é uma doença desagradável, mas de boa evolução. No entanto, pode ser grave e até causar o óbito, sendo consideravelmente maior o risco quando ocorre em adultos e pessoas com imunodeficiência. A taxa de letalidade, que em crianças saudáveis é de 2 para cada 100.000 casos, é 15 a 40 vezes maior em adultos.
Não é melhor ter a catapora logo na infância?
Não é possível prever quem vai evoluir com doença grave ou com infecções secundárias. Por isso é desejável que todas as crianças estejam protegidas, através da aplicação da vacina. Embora ainda seja uma prática comum em algumas culturas, é inaceitável, pelo potencial de gravidade da varicela, que crianças sejam deliberadamente expostas a pessoas infectadas para que adquiram a doença.
Além disso, os adultos susceptíveis que convivem com as crianças têm alto risco de serem infectados e, sendo adultos, desenvolver doença grave. Considerando que nenhuma medida de profilaxia pós-exposição (incluindo o uso de vacina) é 100% eficaz em evitar o desenvolvimento da infecção, estes indivíduos poderão vir a ter e transmitir varicela.
Toda criança e adulto deve ser vacinado?
As Sociedades Brasileiras de Imunizações e de Pediatria recomendam a vacinação de todas as crianças a partir dos 12 meses de idade, em duas doses com intervalo mínimo de três meses. Em situações de alto risco, a vacina pode ser adiantada para 9 meses de idade, mas nesse caso esta dose deverá ser desconsiderada. Os adultos que não tiveram a doença também devem ser vacinados (duas doses com intervalo mínimo de um mês). Crianças e adultos que tenham tido varicela são considerados imunes e não necessitam ser vacinados.
Quem não deve receber a vacina contra a varicela?
A vacina contra a varicela não deve ser aplicada em:
- Mulheres grávidas;
- Indíviduos com um sistema imunitário enfraquecido:
- Indivíduos com AIDS
- Indivíduos que estejam em tratamento com corticosteroides em doses altas imunossupressoras e/ou terapia com outras drogas imunosupressoras (incluindo radiação) nos últimos 3 meses.
- Indivíduos que apresentaram reação anafilática a qualquer componente da vacina.
- Indivíduos que tenham recebido uma transfusão de sangue ou tratamento com imunoglobulina nos últimos 3 meses.
- Indivíduos que tenham recebido uma vacina atenuada (feita com microrganismos vivos) nas últimas 4 semanas (Tríplice Viral, Febre Amarela).
E se a pessoa usa “bombinha” de corticoide, pomada de corticoide ou toma corticoide via oral, ela pode se vacinar?
É seguro vacinar pois não há absorção da medicação, o que não interfere na eficácia da vacina nem diminui a resistência imunológica.
Porque hoje são indicadas duas doses da vacina?
Uma dose da vacina é 95-98% eficaz na prevenção das formas graves de varicela, mas não impede que a doença aconteça, porem de forma branda. Para prevenção da doença, grave ou branda, são indicadas duas doses.
O que devo fazer se não tiver registros ou não me lembrar se já tive varicela ou se já recebi a vacina?
Crianças e adultos podem e devem ser vacinados se não existir uma história de confiança, ou se não existir prova de vacinação prévia.
Onde encontro a vacina contra varicela?
A vacina varicela está disponível para todas as pessoas em clínicas particulares, para pessoas de qualquer idade, a partir de 9 meses de idade. Pode ser encontrada com formulação isolada ou combinada com a vacina tríplice viral, conhecida como vacina tetra ou quádrupla viral.
Nos postos públicos de vacinação ela está disponível na rotina de vacinação infantil aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Os Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Ministério da Saúde dispõem da vacina para indivíduos de risco para varicela: imunodeficientes e seus contactantes, candidatos a transplantes, transplantados, doentes renais, doadores de órgãos, pacientes sem baço, síndrome de Down, em uso crônico de AAS.