Volta às aulas com segurança requer vacinação em dia!
Devido à pandemia de COVID-19, a atualização da carteira de vacinação tornou-se um cuidado ainda mais essencial.
VAMOS ENTENDER O PORQUÊ!
01. COVID-19
O medo da infecção causada pelo novo coronavírus fez com que muitas pessoas deixassem de ir às unidades de saúde ou serviços privados de vacinação, atrasando os esquemas de doses ou a aplicação de novas vacinas em pessoas das diversas faixas etárias.
02. Janelas imunológicas abertas
Quanto menos pessoas vacinadas, maior o número de vulneráveis, o que amplia o risco de infecção e transmissão de vírus e bactérias e pode levar a um aumento no número de casos de doenças potencialmente graves e evitáveis, como sarampo, meningite, coqueluche, febre amarela e as hepatites A e B, por exemplo. Também pode abrir caminho para o surgimento de surtos que sobrecarregam ainda mais os sistemas de saúde.
03. Redução de riscos
Estar imunizado(a) é a forma mais eficaz de evitar doenças que podem ser prevenidas pela vacinação. E esse é um cuidado que deve ser de todos!
Artigo: Vacinação em dia mesmo na pandemia
CENÁRIO
- Mundo: além da COVID-19, ondas de surtos de doenças imunopreveníveis podem representar outra grande ameaça global.
- 117 milhões é o número de crianças no mundo que podem deixar de receber vacinas devido à pandemia.
- Europa: autoridades européias já lançaram o alerta de que a falta de imunização adequada pode levar ao reaparecimento de doenças evitáveis pela vacinação.
BRASIL
- Sarampo: 19 estados brasileiros registram circulação ativa do sarampo, em diversas faixas etárias.
- Febre amarela: a doença continua a preocupar. Há casos registrados em todo o país, especialmente em mais de 50 municípios dos estados do Paraná (principal foco), São Paulo, Santa Catarina e Pará.
- Paralisia infantil (poliomielite): a doença, erradicada no Brasil, ainda ocorre em dois países e a reintrodução do vírus entre nós torna-se um risco diante das baixas coberturas vacinais e do número progressivo de pessoas suscetíveis.
- Baixa cobertura vacinal: em 2019, nenhuma vacina alcançou os índices ideais de cobertura vacinal ─ essa taxa vem caindo desde 2015.
COMO ATUALIZAR A VACINAÇÃO
- Verifique a carteira de vacinação da família para saber as vacinas que faltam ou que estejam com doses em atraso e busque um serviço de saúde para fazer a atualização.
- Na Vaccini, todos os clientes passam por uma avaliação pré-vacinal com nossas enfermeiras. Elas orientam cada pessoa, avaliam a caderneta e o histórico de saúde, tiram dúvidas e ajudam a planejara vacinação.
- Sempre consulte o seu médico.
CUIDADO
Confira as orientações no post “Vacinação em tempos de coronavírus”.