O que é o Teste do Pezinho?
É um exame realizado a partir do sangue que é coletado do calcanhar do bebê logo nos primeiros dias de vida.
Através deste exame, é possível identificar diversas doenças congênitas ou infecciosas em bebês recém-nascidos que, muitas vezes não apresentam sintomas no nascimento, ou seja, podem causar danos sérios à saúde se não forem diagnosticadas precocemente.
Existe só um tipo?
Não. Existem diferentes tipos de Teste do Pezinho e, cada um testa uma quantidade de condições e doenças diferentes. Sendo assim, através dos mais diversos tipos de testes, é possível identificar mais de 100 doenças.
Quando os bebês devem fazer este teste?
A partir de 48 horas de vida (depois que o bebê já está mamando bem) e até 30 dias após o nascimento. Entretanto, o teste é mais eficaz e com resultados mais confiáveis se for feito entre o terceiro e o sétimo dia de vida.
Quem solicita o Teste do Pezinho?
A escolha do Teste é feita pelo pediatra do bebê. Ele pode ainda modificar os Testes do Pezinho, acrescentando os exames disponíveis conforme sua necessidade.
É possível escolher não fazer o teste no bebê?
Não. O teste é obrigatório por lei em todo o território nacional. Contudo, apenas em alguns municípios não é permitido o registro da criança em cartório sem a comprovação de que ela realizou o teste.
Onde encontro o Teste do Pezinho?
– No Sistema Único de Saúde (SUS) > Teste que rastreia 6 doenças.
– Na Vaccini > Diversos Testes para cada quadro solicitado pelo pediatra da criança.
Ainda está com alguma dúvida? Fale com a Vaccini!
Em nossas unidades dispomos de diversos tipos de Teste do Pezinho e você pode realizar o mesmo em uma de nossas clínicas ou no conforto do seu lar.