Home  >  Vacinação  >  imunoglobulina

Hexa

Protege contra

Difteria, Tétano e Coqueluche (DTP), Hemófilo b (Hib), Poliomielite (VIP) e Hepatite B.

Para quem

Crianças a partir dos 2 meses. A vacina acelular é menos reatogênica do que a vacina de células inteiras disponível nos postos de saúde.

Esquema de doses

Crianças: rotina aos 2 e 6 meses de idade. Pode substituir a vacina Penta aos 4 meses, em caso de falta desta vacina. Para bebês com indicação de 4 doses de Hepatite B (como prematuros com menos de 2000g ou 36 semanas de gestação): aos 2, 4 e 6 meses de idade.

Eventos adversos

Febre e reações locais (dor, vermelhidão e edema) são as mais comuns. Raramente pode ocorrer: irritação, choro intenso, síndrome hipotônica-hiporresponsiva.

Contraindicações

Crianças com idade superior à definida na bula da vacina; Hipersensibilidade aos componentes da vacina (anafilaxia), encefalopatia dentro de 7 dias após vacinação imunização prévia da vacina com o componente pertussis (coqueluche); Alergia grave (anafilaxia) a componentes da vacina. OBS: Toda vacinação deve ser adiada em caso de quadro febril agudo moderado a grave.

Perguntas frequentes

Hexa acelular (DTPa + Hib + Pólio Injetável + Hepatite B): para bebês e crianças. Disponível nos CRIEs para situações especiais. Penta acelular (DTPa + Hib + Pólio Injetável): para bebês e crianças. Disponível nos CRIEs para situações especiais. Penta de células inteiras (DTPw + Hib + Hepatite B): disponível apenas na rede pública. Tríplice Bacterianas acelular (dTpa) do tipo adulto: para crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos. Disponível na rede pública para gestantes e profissionais que lidam com bebês. dTpa-VIP, para crianças a partir de 3 anos, adolescentes e adultos. Tríplice Bacterianas de células inteiras (DTPw) pediátrica: disponível na rede pública.
As vacinas da rede pública são produzidas a partir da célula inteira da bactéria causadora da coqueluche. Já as da clínica contêm apenas fragmentos dessa célula e por isso causam menos reações adversas e são chamadas de acelulares.
As vacinas acelulares são menos dolorosas e mais seguras, pois causam menos reações adversas. Além disso, possibilitam a vacinação contra a coqueluche daqueles que apresentaram reação adversa grave à vacina de células inteiras.
Pesquisar
×